Cidades pequenas temem avanço do vírus para a população idosa
Horário SEM cache 04:35:37
Horário COM cache 04:35:37

receio no interior

Cidades pequenas temem avanço do vírus para a população idosa

Moradores mudam hábitos, e governos adotam medidas para evitar contágios em cidades em que grupos de risco são grande parte da população

Por

Cidades pequenas temem avanço do vírus para a população idosa
Vale do Taquari

Ficar em casa, longe dos alunos e das atividades tradicionalistas, não tem sido fácil para Dério José Marchi, de 70 anos. Morador de Canudos do Vale e expoente da música no Vale do Taquari, ele transformou, em 2014, a própria casa no Centro de Artes Nativas Querência Gaudéria.

“Não sei até quando vai durar essa situação. Algo que nunca havia enfrentado e nem imaginaria enfrentar”, comenta.

O coronavírus se espalha pela região e começa a chegar aos municípios menores. Nos últimos dias, Imigrante, Colinas, Westfália, Canudos do Vale e Sério confirmaram casos. Uma das grandes preocupações do Vale do Taquari é em relação ao alto percentual de idosos, entre os maiores do estado.

A pandemia obriga as administrações municipais a adotarem medidas de prevenção e altera rotinas dos moradores, principalmente os de mais idade.

Dério e a esposa, Nadir Marchi, 64, estão reclusos em casa. “A primeira semana do isolamento nem percebi, pois tinha diversos serviços por fazer na oficina de miniaturas. Mas, depois, a angústia começou a bater”, revela.

Para distrair corpo e mente, o casal recorre às atividades na horta, jardim e na oficina. Dério já foi agricultor, taxista, caminhoneiro e ferreiro. Em paralelo, sempre dedicou tempo para música e projetos sociais. Enquanto não pode voltar à rotina, Dério ensina música através de vídeos na internet.

 

Dois casos em Canudos

Para o secretário de Saúde, Renato Schmidt, lidar com a pandemia tem sido desafiados. Técnico de enfermagem, ele assumiu a secretaria no início de abril.

“É um baita desafio. Cada dia tem uma mudança de curso e tem que se adaptar, mas vamos enfrentar. Fazemos de tudo para passar por isso com o menor dano possível”, diz.

Canudos do Vale confirmou os dois primeiros casos nesse sábado. São dois homens de 49 anos sem comorbidades, um empresário e um servidor da secretaria de Obras. Ambos seguem em isolamento domiciliar juntamente aos familiares.

Entre os dez municípios com maior percentual de população idosa, é o único com casos confirmados. Com 1,6 mil habitantes, o município tem 472 moradores com mais de 60 anos. Os idosos representam 28% da população local.

15 casos monitorados

O município adquiriu seis testes rápidos, que já foram aplicados. Quatro deles ainda não tiveram resultado, são duas pessoas que tiveram contato com os casos confirmados e duas que apresentaram sintomas.

Permanecem em isolamento domiciliar 15 pessoas que apresentaram sintomas. Não há hospital na cidade. No posto de saúde foi criada uma entrada secundária para pacientes com quadro respiratório. A vacinação contra a gripe é toda feita a domicílio.

Impacto no município mais idoso

Em Coqueiro Baixo, cerca de 40% da população tem mais de 60 anos. Dos 1,4 mil habitantes, 590 são idosos. “Até o momento não temos casos confirmados, mas a cada dia vemos chegando mais próximo”, avalia o prefeito Jocimar Valer.

No início da pandemia, o município entregou aos pacientes que retiram medicamentos no posto de saúde a quantidade suficiente para três meses. “Assim evitamos que as pessoas retornem mais vezes à unidade de saúde que é um local que tem risco”, avalia.

Cerca de um mês atrás, duas pessoas que tiveram contato com pacientes infectados tiveram que ficar em isolamento, mas não apresentaram sintomas, foram testadas e não deram negativo. No momento, não há nenhum morador em isolamento.

Percentual de idosos nos municípios

Acompanhe
nossas
redes sociais