Fruticultores aproveitam o outono para fazer a poda

Agronotícias

Fruticultores aproveitam o outono para fazer a poda

Prática serve para equilibrar a parte vegetativa com a produção, melhora a colheita e a qualidade da fruta

Fruticultores aproveitam o outono para fazer a poda
Com a chegada dos meses de frio, as plantas entram no período de dormência, considerado ideal para fazer o serviço. Créditos: Arquivo
Vale do Taquari

A poda de outono, que é a mesma poda de inverno ou seca, só que feita de forma antecipada e com ressalvas, é recomendada pela Emater nesta época para os produtores de pêssego, ameixa e nectarina.

Segundo o extensionista, Enio Todeschini, da Regional de Caxias do Sul, essa prática cultural exige conhecimento agronômico e demanda muita mão de obra, ou seja, bastante tempo.

Um dos objetivos da poda antecipada é fazer com que o produtor se livre da pressão psicológica e de trabalho desse compromisso, que tem um período definido para sua conclusão (final do inverno).

Outra meta é que no outono a planta está se preparando para suportar os rigores do inverno, ou seja, entrando em dormência, e não consegue reagir ao corte dos galhos e, assim, emitir nova brotação junto aos cortes, como faria no final do inverno/início da primavera, esclarece.

Como regra geral, recomenda-se fazer a poda das variedades de ciclo tardio no mês de maio. Outro fator a ser observado é a queda natural de 2/3 das folhas, sem a interferência de fatores climáticos, como a estiagem, ou o ataque de pragas ou doenças.

O que observar

Todeschini explica que na poda devem ser retirados os ramos ladrões, os carregadores da safra passada e os galhos machucados, muito baixos, doentes, cruzados e forquilhas, fazendo-se o corte bem rente à madeira que fica. E depois parte-se para o desbaste dos ramos em excesso. Os que ficam não devem ser despontados.

Após, os cortes devem ser pincelados com tinta branca PVA, prática que auxilia na cicatrização das feridas e evita a entrada de doenças. Outra ação recomendada é, a cada poda, fazer a desinfecção das ferramentas com hipoclorito ou amônia quaternária.

É muito importante ainda destruir os galhos da poda, que podem espalhar doenças no pomar. Isso pode ser feito através do enterramento, queimada, com autorização do órgão competente, ou da trituração com máquinas específicas, conclui Todeschini.

Entrevista

O assistente técnico regional em Fruticultura da Emater de Lajeado, Derli Paulo Bonine dá dicas de como fazer o serviço e a qual a importância.

Qual a importância da poda?

A poda mantém o equilíbrio entre a parte vegetativa e a produtiva. Também é feita a seleção das gemas frutíferas mais promissoras, que formarão os melhores frutos.

Como se faz a poda correta de frutíferas?

Para cada tipo de frutífera existe um tipo correto de poda. Para realizar, o podador deve conhecer o hábito de frutificação da espécie. Por exemplo, a videira produz nas brotações novas, portanto é necessário eliminar os ramos velhos. No pessegueiro a produção ocorre nos ramos formados no ano anterior, portanto é necessário eliminar uma parte dos ramos e selecionar os produtivos. Para a produção de figo se faz uma poda radical, eliminando os ramos deixando apenas duas gemas por ramo.

É preciso desinfetar a tesoura ou serrote?

É fundamental desinfetar após podar cada planta para evitar a transmissão de doenças causadas por fungos, bactérias e vírus. A desinfecção pode ser feita emergindo a tesoura em álcool.

Quais os erros comuns cometidos pelo produtor?

É selecionar os ramos incorretos e eliminar ramos produtivos. Por exemplo, no caquizeiro, se for cortado os ramos terminais estaremos eliminando os ramos produtivos, e não teremos produção.

Qual o período ideal?

A poda é feita no período de dormência das frutíferas, nos meses de junho, julho e agosto, conforme a região.

Como proteger as plantas do frio e da geada?

É necessário gerar uma nuvem de fumaça, queimando serragem com óleo diesel. Outra forma é  fazer uma irrigação por aspersão durante todo o período da formação da geada.

O frio ajuda ou prejudica as plantas?

O frio é benéfico para as frutíferas de clima temperado, ou caducifólias, pois permite uma brotação produtiva. Entretanto o frio é prejudicial às frutíferas de clima tropical, como bananeira, abacaxizeiro e mamoeiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais