O programa A Hora Bom dia desta segunda-feira, dia 4, recebeu Gilmar Volken, assessor jurídico da CDL. Em pauta o decreto do prefeito Marcelo Caumo, baseado no decreto federal que libera vários setores da economia.
Atividades que podem funcionar
São consideradas essenciais pelo decreto do governo federal serviços médicos e hospitalares, segurança pública e privada, estacionamentos rotativos, oficinas e borracharias, táxis e aplicativos, supermercados e fruteiras, postos de combustíveis, restaurantes, transportadores, indústrias relacionadas a produtos de saúde, higiene, limpeza, alimentos, bebidas e lojas de materiais de construção.
Uma nova forma de comércio durante a pandemia é o sistema take away ou a tele entrega, que segundo Volken ainda demanda de adaptação dos comerciantes, mas também do público para que se tenha bons resultados.
Lojistas podem atender por meios eletrônicos
Quanto aos lojistas que não estão autorizados a trabalhar com atendimento direto ao público, Gilmar Volker explica que é possível realizar todas as atividades internas com os colaboradores, concretizando as vendas por site, WhatsApp ou redes sociais, com a entrega na porta do estabelecimento. Também é possível o recebimento de boletos no estabelecimento desde que observadas as regras de distanciamento e higiene.
Confira a íntegra da entrevista: