Nas ruas, praças e parques de Lajeado, o sábado foi pouco movimentado. O cenário era bastante diferente daquele visto nos últimos fins de semana e no feriado do dia 21.
Entre 17h e 18h, a reportagem do A Hora circulou por alguns dos principais espaços públicos de convívio da cidade.
No Parque Professor Theobaldo Dick, algumas pessoas passeavam com cachorros ou praticavam caminhadas, sozinha ou em duplas. Não foi vista nenhuma aglomeração ou pessoas sentadas tomando chimarrão. As quadras esportivas também permaneciam vazias.
Desde sexta-feira, um agente de segurança privada orienta os visitantes a não permanecerem no parque. O segurança relata que os frequentadores em geral são receptivos às orientações.
Ele conta que ontem dois homens questionaram as determinações e se exaltaram. Em nenhum dos casos foi necessário acionar a Brigada Militar. Foram os dois únicos incidentes relatados.
No Parque Piraí, a movimentação era ainda menor. Além da presença dos guardas, os dois parques estão com as quadras sem as goleiras, para evitar aglomeração e a prática de esportes coletivos, que é vedada.
A avenida Avelino Talini estava isolada na rótula junto à Alberto Pasqualini. A rua Júlio de Castilhos era o mais movimentado entre os quatro pontos, mas também não foi vista nenhuma aglomeração.
Os únicos pontos com movimentação considerável no fim da tarde eram os supermercados.
Desde a noite de quinta-feira, está em vigor o decreto municipal que determina o fechamento de todas as atividades comerciais não consideradas essenciais. Além dos supermercados, podem funcionar postos de combustíveis e farmácias. O chamado “lockdown” vale até as 6h de segunda-feira.