A secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein, afirma que retomará as atividades escolares na próxima segunda-feira, dia 4. A determinação ocorre após regulamentação oficializada de aulas remotas pelo Conselho Nacional de Educação na terça-feira, dia 28.
O sistema utilizado será de aulas programadas: “são aulas que não são totalmente online, não são por vídeo, somente por redes sociais, serão aulas também físicas. Ela acontece em diferentes modalidades. Eu não posso falar em EaD porque ela exige plataformas. A entrega dos conteúdos será ou por WhatsApp ou por meio físico”, explica a secretária.
Em um primeiro momento, é necessário analisar as condições das famílias para determinar o meio de acesso aos conteúdos que os professores produzem em home office. As equipes diretivas – diretores, vice-diretores, coordenador pedagógico e orientador educacional – farão esse levantamento a partir dessa segunda-feira.
“Nem todos os estudantes têm acesso à internet. Essas crianças vão ir as escolas para buscar materiais em algum momento, de maneira escalonada para evitar aglomerações. As equipes diretivas vão comunicar os pais e informar o horário que os materiais podem ser buscados. As vezes os pais não podem ir até a escola”, pondera Vera.
As famílias que não têm acesso ao WhatsApp, e podem ir buscar os conteúdos na escola, marcarão um horário para buscar os conteúdos junto a equipe diretiva. Caso as famílias não possam ir ao colégio, os materiais serão encaminhados por correio. A secretária não descarta a possibilidade de disponibilizar um carro para encaminhar o conteúdo até os alunos. As aulas programadas vão contemplar todos os estudantes do 1º ao 9º.
Escute a entrevista na íntegra: