O programa A Hora Bom Dia desta sexta-feira (1) conversou com André Nunes de Nunes, economista chefe da Fiergs. Em pauta os reflexos da pandemia na economia e o cenário empresarial e social que os gaúchos têm pela frente.
Após de crescer 2% em 2019, a economia gaúcha encontra riscos internos e externos em 2020. A estiagem que castiga o Estado e a pandemia de coronavírus desafiam o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB).
Para Nunes de Nunes, o cenário em 2020 traz mais riscos para o Estado do que o do ano passado. Tem coronavírus, estiagem, que acaba descapitalizando o produtor rural, frisa o economista. Devemos ter o primeiro semestre com crescimento inferior ao do ano passado, completa.
Quanto a atuação do governador Eduardo Leite durante a crise gerada pela pandemia, André entende que dentro de linhas gerais, o governador consegue mostrar sensibilidade para os dois lados, entendendo o problema da saúde e da economia, buscando soluções para os dois lados.
Para o economista, haverá redução de postos do trabalho, mas não é possível fazer uma previsão exata do percentual neste momento.
Ouça a entrevista completa no link: