O decreto municipal que determina lockdown das 20h de quinta-feira até às 6h de segunda, libera funcionamento de supermercados, postos de combustíveis e farmácias.
Ainda assim, as grandes redes de supermercados não trabalham nesta sexta-feira, 1º, em função do feriado do Dia do Trabalhador.
A informação é do presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Lajeado (Sindi Comerciários), Marco Daniel Rockenbach. Conforme ele, a entidade mantém a legislação sobre a mão de obra dos supermercados.
O presidente lembra que há mais de cinco anos existe uma convenção coletiva entre empresários com sindicatos patronal e laboral que não permite a utilização de mão de obra em quatro feriados do ano. São eles o feriado de Páscoa, Dia do Trabalho, Dia 1º de janeiro e o Natal. Pequenos estabelecimentos podem abrir, mas apenas com atendimento do proprietário.
Atualmente são atendidos pelo sindicato mais de 1,5 mil empregadores vinculados a grandes redes. A convenção coletiva vale para os municípios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro dos Sul, Muçum, Progresso, Pouso Novo e Boqueirão do Leão.