Motivo de preocupação das autoridades em Lajeado, os frigoríficos não serão proibidos de manter suas atividades. Contudo, deverão seguir uma série de normas conforme portaria publicada pela Secretaria Estadual da Saúde.
Durante live na tarde desta quinta-feira, 30, o governador Eduardo Leite explicou que, por se tratar de um setor importante da indústria, envolvendo a alimentação, “não se verifica a possibilidade de proibir”.
Já a secretária de Saúde do estado, Arita Bergmann, disse que o governo ouviu diversos órgãos e entidades, como o Ministério Público do Trabalho, antes de publicar a portaria.
“Ela prevê como deve ser o cuidado com o transporte dos funcionários, a chegada deles nas empresas para evitar aglomerações, o uso de EPIs, a ocupação dos refeitórios. E sempre que um trabalhador apresentar sintomas, ele deve ser afastado da atividade imediatamente, até que se esclareça se está ou não com a Covid-19”, comentou.
Hoje, Minuano e BRF somam mais de 40 casos confirmados de coronavírus, entre moradores de Lajeado e de municípios vizinhos. Pelo decreto municipal publicado na quarta-feira, 29, os dois frigoríficos, bem como as demais indústrias da cidade estão com as atividades suspensas entre a noite desta quinta, 30, e a manhã de segunda-feira, 4.
Ações previstas na portaria:
– Distanciamento mínimo entre cada funcionário com recomendação de uso de barreiras físicas entre eles;
– Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);
– Escalas e turnos de trabalho para evitar aglomerações na entra e saída dos expedientes;
– Oportunizar trabalho remoto aos trabalhadores em grupos de risco;
– Realizar busca ativa diária de pessoas com sintomas compatíveis com Covid-19;
– Garantir o imediato afastamento dos trabalhadores com síndrome gripal e notificar esses casos imediatamente à Vigilância em Saúde do município;
– Adotar ações educativas de divulgação e informação sobre as medidas de prevenção à Covid-19;
– Disponibilizar sabonete líquido, toalha de papel e álcool em gel 70% em diversos locais da empresa;
– Higienizar os ambientes e objetos com frequência;
– Garantir a renovação do ar nos diferentes ambientes da indústria.