Estrela aguarda liberação dos leitos de UTI covid-19 nesta semana

Saúde

Estrela aguarda liberação dos leitos de UTI covid-19 nesta semana

A administração municipal também adquiriu 400 testes rápidos para mapear disseminação do vírus

Estrela aguarda liberação dos leitos de UTI covid-19 nesta semana
Schneider participou do programa Frente e Verso, na manhã desta quinta-feira. Créditos: Laura Mallmann
Estrela

O secretário de Saúde de Estrela, Elmar Schneider, participou do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, e esclareceu a situação dos sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Estrela que aguardam liberação governamental. O secretário também falou sobre a aplicação de testes rápidos no município.

Schneider classifica o momento como preocupante. O ponto positivo, elencado pelo secretário, foi a criação de um centro de triagem no bairro Boa União, onde a Unidade de Saúde recebeu uma nova equipe especializada para atendimento da população. A estrutura atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e em fins de semana e feriados, das 8h às 18h.

A administração municipal adquiriu 400 testes rápidos para serem aplicados em pessoas com sintomas leves da doença. Conforme o secretário, ontem 16 testes foram aplicados e cerca de 20% dos exames apontaram positivo para covid-19.

O Hospital de Estrela possui 10 leitos de UTI destinados para covid-19, mas apenas 3 estão em uso. Os outros sete aguardam a liberação do Ministério da Saúde. Conforme o secretário, a capacidade total ainda não foi utilizada. “Aguardamos a liberação ainda nesta semana”, afirma.

O secretário acredita que o suporte para pacientes é pouco no Vale do Taquari. “Temos apenas os hospitais de Lajeado e de Estrela com UTIs.”

Casos confirmados

O secretário antecipa que são 13 casos confirmados no município, porém o estado ainda conta como seis casos. “Sabemos que há diferença nos casos e assim que testarmos mais, mais positivos vão aparecer.”

São cerca de 130 pessoas que estão em isolamento domiciliar. Conforme Schneider, os testes rápidos são aplicados nestas pessoas, quando atingirem 10 dias de sintomas. “É o prazo para ele ser aplicado”, garante o secretário.

Schneider antecipa que a partir de agora há uma equipe de fiscalização que monitora o movimento nas ruas. Além disso, há um canal de contato pelo telefone 9 8032-7267 onde os moradores podem denunciar aglomerações e descumprimento do decreto.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais