A preocupação em isolar pacientes com sintomas respiratórios e gripais de pessoas acometidas por outras enfermidades faz o governo de Lajeado investir em uma estrutura temporária na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Cerca de R$ 50 mil serão investidas na ala de isolamento que servirá para atender casos sem possibilidade de relação com o coronavírus. A estrutura ficará no estacionamento, ao lado esquerdo do prédio.
“O paciente será direcionado conforme a queixa. Se for sintoma respiratório, entra na unidade normal. Se for outro quadro clínico, vai para a área anexa”, esclareceu o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, em entrevista na manhã de ontem ao programa Redação nas Ruas.
A estrutura terá 10 metros de largura por 10 metros de comprimento. Na parte externa, haverá lona. Dentro, será fechada com divisórias, forro e piso, além de ser climatizada. Haverá três salas de consulta, uma sala de obervação e uma sala de espera. Banheiros também serão improvisados em um contêiner.
Expectativa do secretário é iniciar a obra hoje, 29. A estrutura deverá ser concluída até o fim de semana e ser utilizada a partir da próxima semana.
Atualmente, a UPA tem cerca de 125 funcionários. Conforme Klein, a equipe será dividida para as duas operações. Em caso de necessidade, poderá ser ampliado o número de profissionais na unidade lajeadense.
Klein reforça ainda que a UPA atendia cerca de 7,8 mil pessoas ao mês. Com o coronavírus, a quantidade de pacientes diminuiu para cerca de 3 mil mensais.
A UPA de Lajeado foi inaugurada em 11 de março de 2014. O local compõe a rede de atenção às urgências, com funcionamento ininterrupto 24 horas em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos.