A segunda fase da pesquisa de prevalência do novo coronavírus no RS foi apresentada agora pela manhã. Os resultados confirmam que a pandemia ainda está no início no estado. Coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o diagnóstico considera 31% da população gaúcha, residente em nove cidades.
A escolha dos municípios, explica o reitor da instituição de ensino, Pedro Hallal, foi em locais com maior população e que represente as regiões do Estado. Isso significa que o Vale do Taquari está vinculado aos números a Santa Cruz do Sul.
O Rio Grande do Sul, em termos de números confirmados por meio de testes, segue um ritmo de contágio menor em comparação com o país, afirmou o governador Eduardo Leite. Mas isso não significa que há menos circulação do vírus. “Teremos de conviver com o distanciamento social por muito tempo.”
Com essa certeza para os próximos meses, o governador ressaltou a importância da adoção de restrições por microrregiões. “A atividade econômica precisa acontecer, mas com todos os cuidados.”
Com relação à pesquisa, a segunda etapa avaliou 500 amostras em cada cidade. As entrevistas e exames ocorreram de sábado, 25, até essa segunda-feira. Ao todo, foram 4,5 mil pessoas testadas. Conforme o reitor da UFPel, pelas estimativas, mais de 5 mil pessoas criaram anticorpos ao vírus.
Ele ressaltou que o organismo leva de cinco até 15 dias para reagir ao vírus. Significa que os testes dessa etapa apontam uma fotografia do passado e que a cada nova etapa, se terá uma realidade de semanas atrás.
De acordo com ele, a tendência é de um aumento contínuo no número da prevalência do vírus nas próximas etapas do estudo. “Ainda trabalhamos com números pequenos, isso indica que há um percentual pouco relevante de pessoas com sintomas leves ou sem apresentar qualquer sintoma.”
A pesquisa
A segunda etapa aponta
Foram 4,5 mil testes.
Seis deram positivos.
O índice de pessoas com anticorpos é de 0,13
Significa um infectado para cada 769 pessoas
Estimativa é que 15.066 gaúchos têm anticorpos ao vírus.
No primeiro diagnóstico
Testes feitos no feriadão de páscoa. De 11 de abril até o dia 13
Foram 4.189 testes
Dois positivos
0,5% da população com anticorpos
Um infectado para cada 2 mil pessoas
Estimativa de 5.650 pessoas com anticorpos
Conclusões
Para cada 1 milhão de gaúchos, se estima que sejam
1,3 mil infectados reais.
108 destes com notificação no sistema de saúde
Representa que para cada notificação, há mais 12 pessoas contaminadas sem conhecimento dos órgãos públicos