MP sugere fechamento temporário dos frigoríficos em Lajeado

Medidas de prevenção

MP sugere fechamento temporário dos frigoríficos em Lajeado

Ação deve ocorrer após publicação de novo decreto municipal

MP sugere fechamento temporário dos frigoríficos em Lajeado
Promotor Diefenbach concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira ao programa A Hora Bom Dia. Créditos: Laura Mallmann
Vale do Taquari

O programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, entrevistou o Promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, referente a situação enfrentada pela região em meio a pandemia e a falta de cooperação da população contrariando decretos de isolamento social.

Diefenbach acredita que não é o momento de buscar o culpado. “Não podemos nomear o comércio ou qualquer outro setor como responsável. Precisamos buscar as alternativas e soluções para minimizar um problema que já está instaurado. Precisamos diminuir os danos que isso vai causar na sociedade”, explica.

O Ministério Público (MP) trabalha, segundo Diefenbach, em defesa da vida. “Não é neste momento que vamos agir diferente”, esclarece. O promotor antecipa que o MP trabalha com a linha de defesa de ordem técnica, estatística e jurídica.

Conforme Diefenbach, são quatro os focos do MP: os dois frigoríficos, que geram emprego e renda para o município, mas que neste momento são disseminadores do vírus; os decretos de isolamento e distanciamento social; e a capacidade hospitalar regional.

O promotor antecipa que o MP trabalha com a elaboração de uma ação sugerindo o fechamento temporário dos dois frigoríficos. “Eles não são os culpados ou vilões. É simplesmente pelo fato de conter a contaminação. Essa medida é prioridade para a proteção a vida”, explica. Ação deve ocorrer após publicação de novo decreto municipal.

Decreto

O promotor relata que o município anunciou a publicação de um decreto que determina o fechamento das indústrias, comércio para diminuir a circulação de pessoas. “Vamos esperar a publicação oficial para analisar seu texto para decidir as próximas ações.”

Diefenbach expressa o descontentamento com o Chefe do Executivo e com o comitê de contingenciamento. “Se percebem que estamos em situação de emergência na terça-feira, como esperar para decretar o fechamento apenas para sexta-feira? Ou precisamos fechar, ou não precisamos fechar”, questiona.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais