Reforma é sinônimo de dor de cabeça para muita gente. A palavra logo é associada a uma obra barulhenta, cheia de contratempos e, claro, com um alto investimento financeiro. Mas não precisa ser assim. Você pode repaginar os cômodos da sua casa sem transtorno e sem gastar muito. O que você vai precisar para isto? Criatividade.
Boas referências e ideias originais podem ressignificar os ambientes do seu lar. Quem entende do assunto é o arquiteto Lucas Pedó, que realizou uma verdadeira repaginada no espaço do seu quarto com alguns truques que fizeram toda a diferença no ambiente. Confira as dicas do profissional para fazer você mesmo a sua pequena reforma.
Paredes
Você mesmo pode pintar as paredes da sua casa, para isso, existem aplicativos onde é possível tirar uma foto do ambiente e simular as cores antes de escolher qual utilizar. Caso queira modificar seu banheiro, existem as tintas epóxi para aplicar sobre os revestimentos.
Se você não quer se aventurar entre pincéis e latas de tinta, uma boa ideia é colocar pequenos quadros na parede, observando tamanhos e altura. Os adesivos também são uma boa opção para aplicar em paredes lisas, sem rugosidade. Você ainda pode optar por um papel de parede, mas este deve ser instalado por um profissional.
Se há possibilidade, podem ser trocados de lugar. Comece medindo os móveis para definir onde cada peça pode ser realocada. Sabe aquela mesa da sala que você já enjoou? Análise se combina com outro ambiente e leve-a para o cômodo escolhido.
Se não for possível trocar os móveis de lugar, você pode pintá-los. Mas ao comprar a tinta, peça por uma especial para móveis e lembre-se que será necessário lixá-los. Se preferir, você pode ainda adesivar o seu móvel. Outro bom truque é trocar ou pintar os puxadores de guarda-roupas, mesas de cabeceiras e estantes.
Uma boa iluminação secundária também pode ressignificar o seu ambiente. Você pode incluir uma fita de LED trás de um espelho, por cima de uma cabeceira ou por baixo de uma bancada, por exemplo.
Decoração
Traga objetos de outros cômodos para redecorar o ambiente. Assim como os móveis, se você trocar os objetos de lugar terá outra percepção da decoração. Priorize itens que tragam memórias afetivas. Se você for mais reservado, deixe de lado as fotos, mas coloque em evidência aquela lembrança que alguém lhe trouxe de uma viagem, por exemplo. Não esqueça das plantas, elas dão vida ao ambiente e ajudam a purificar o ar. Mas, lembre-se de pesquisar bem antes de escolher. Nem todas as vegetações internas são adequadas para quem tem criança ou pets em casa.