“Idoso não tem que estar na rua”, afirma Cláudio Klein

Saúde

“Idoso não tem que estar na rua”, afirma Cláudio Klein

Secretário de Saúde de Lajeado reforça o pedido para que se mantenha o distanciamento social

“Idoso não tem que estar na rua”, afirma Cláudio Klein
Secretário de Saúde participou do programa A Hora Bom Dia, nesta quinta-feira. Créditos: Fabiano Querotti
Lajeado

O programa A Hora Bom Dia desta quinta-feira, dia 23, recebeu o secretário de Saúde de Lajeado, Dr. Cláudio Klein, para debater o panorama da Covid-19 em Lajeado.

Questionado sobre a ocupação dos leitos de UTI Covid em Lajeado, o secretário citou a criação dos 40 leitos de apoio que estão sendo montados na Univates. Segundo o Klein, a Covid-19 não é uma doença mais grave que a gripe, porém, ela tem uma disseminação muito rápida, exigindo o uso do sistema de saúde, especialmente de UTI.

A partir de hoje, o HBB passará a contar com 15 leitos Covid. Para isso, o secretário conta que serão deslocados dois respiradores da UPA.

Para Cláudio Klein, o principal problema não é nem a falta de leitos hospitalares, mas sim de respiradores, porque invariavelmente o paciente que é internado evolui o quadro para a necessidade do uso de ventilação. Em março, Lajeado adquiriu sete respiradores, ainda pelo normal de mercado, R$ 79 mil a unidade.

O secretário ainda fez um apelo, citando que apesar da flexibilização, em nenhum momento se indicou que se deveria aumentar a circulação de pessoas. Os casos estão aumentando e há a preocupação com isso. Segundo Klein, é extremamente necessário que os idosos estejam em casa, pois não há tratamento adequado para essa faixa etária, mesmo recebendo internação de UTI.

Ouça o áudio na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais