Com três novas internações nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) específicas para a Covid-19, os leitos chegaram a 69% de sua capacidade, no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado.
A situação preocupa em dois aspectos. Em relação as estruturas hospitalares, já que a expansão prevista para UTI Covid do Hospital Bruno Born é de 13 leitos e nove já estão ocupados.
Enquanto a economia do município pode ser afetada, uma vez que a capacidade de leitos de UTI disponíveis na cidade é um dos critérios analisados pelo Governo do Estado ao flexibilizar as atividades comerciais.
Outro plano do HBB, seria utilizar as demais Unidades de Tratamento Intensivo para o tratamento de pacientes do coronavírus. Porém, os leitos também atendem às demais enfermidades graves.
6 novos casos
Nesta quarta-feira, O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou há pouco cinco novos casos de Covid-19 em Lajeado. São três mulheres que necessitam de terapia intensiva, com 64, 60 e 35 anos.
Além delas, outras duas mulheres estão na internação comum do Hospital. Uma de 42 anos e outra de 86 anos, a última a ser regsitrada.
Um homem de 48 anos também foi confirmado. Ele recebeu alta ontem e está em isolamento domiciliar.
Agora, o município contabiliza 34 casos confirmados e pode chegar a 40. Seis testes rápidos, feitos no município, resultaram positivo para coronavírus. As coletas foram enviadas ao Lacen para o registro oficial do estado.
Lajeado já ultrapassa Porto Alegre em incidência de casos para cada 100 mil habitantes.