Moradores relatam violência em ação da Brigada no Novo Tempo

Polícia

Moradores relatam violência em ação da Brigada no Novo Tempo

Tumulto na noite de sábado resultou em diversos feridos por balas de borracha e um brigadiano com ferimento leve no rosto

Moradores relatam violência em ação da Brigada no Novo Tempo
Lajeado

Uma noite aparentemente tranquila foi interrompida por confusão, correria, tiros de bala de borracha e bomba de efeito moral no bairro Santo Antônio.

O tumulto se formou após uma abordagem a um veículo em frente ao residencial. Moradores relatam que a investida contra a motorista foi violenta e houve reação da comunidade com gritos. De acordo com a BM, o grupo arremessou garrafas e pedras contra a guarnição. Moradores negam.

Os brigadianos fizeram disparos de balas de borracha. No meio dos tiros, homens, mulheres, crianças e idosos. As marcas das balas estão nas paredes, janelas e nos corpos de diversos moradores. Um homem foi atingido pelo menos quinze vezes, uma mulher sofreu mais 30 ferimentos e relata ter levado um tapa no rosto.

 

Moradora afirma ter mais de 30 lesões por causa dos disparos. Foto: Matheus Chaparini

Uma idosa que teve familiares feridos diz que a sensação é de pânico. “A gente fica com medo da polícia. Eu passo a noite em claro, nem os remédios que eu tomo adiantaram”, diz a mulher, que prefere não ser identificada. Ela conta que o filho, que tem depressão, não sai mais de casa.

 

 

De acordo com moradores, no domingo, os policias voltaram a circular pelo condomínio, fotografaram e identificaram um dos feridos.

“Tentaram impedir a ação”

De acordo com a BM, o pai da motorista se insurgiu contra os brigadianos. “Um dos policias conteve ele. Quando o guincho chegou, este morador e outras pessoas tentaram impedir a ação. Deu efeito manada, jogaram pedras e garrafas contra a guarnição”, diz o comandante interino do CRPO, tenente coronel Marcelo Maya.

Segundo o comando, um brigadiano teve ferimento leve no rosto. Um homem foi detido, levado à delegacia e liberado. Participaram da operação quatro guarnições, sendo duas da Força Tática, de Lajeado e Estrela, e cerca de 15 agentes.

BM investigará ação

Maya garante que o episódio será investigado. “Nós vamos apurar, sim. Provavelmente um inquérito policial militar, mas vou aguardar a documentação e avaliar”, afirma.

O comando informa ainda que recebeu ontem uma denúncia de abuso de autoridade em ações da corporação no bairro. Maya informa que a denúncia também será apurada.

Vereador recebe denúncias

Morador do bairro Santo Antônio, o vereador Nilson Do Arte tem recebido, nas últimas semanas, diversos relatos de violência na atuação da Força Tática no bairro.

“Os moradores estão vendo abuso de autoridade. Estão batendo em pessoas inocentes. Pessoas que não têm nada a ver com o crime estão apanhando”, aponta.

Risco às crianças

Presidente da associação de moradores do bairro, Pedro Alves confirma que os relatos são recorrentes. Ele afirma que a entidade pediu, no ano passado, reforço no policiamento.

Cartuchos ficaram espalhados pelo chão e foram recolhidos por crianças. Foto: Matheus Chaparini

A sensação, que era de mais segurança, se converteu em medo. “Tem gurizinho de 10, 12 anos, que vê a BM e sai correndo, mesmo que não deva nada. Fui militar, sou a favor do que é lei, mas temos que cuidar para não perder a juventude. Nunca vamos endireitar um bairro se as crianças crescem com medo”.

Acompanhe
nossas
redes sociais