As Unidades de Tratamento Intenstivo (UTI) de Lajeado subiram de oito para 13 nesta terça-feira. No início da pandemia, o Hospital Bruno Born (HBB) havia apresentado três planos de expansão de leitos. O último contemplaria o contingente de leitos que temos hoje.
“O plano máximo de expansão da UTI Covid é de 13 leitos. Se precisar mais, provavelmente parte da UTI Adulto será isolada para este atendimento”, declarou o HBB, por meio da assessoria de imprensa.
Atualmente, estão internados oito pacientes na Unidade de Tratamento Intensivo. Destes, cinco tiveram o resultado para coronavírus positivo, outros três aguardam o exame. Isso equivale a uma taxa de ocupação de 62% das UTIs exclusivas para a doença.
Para os pacientes que não precisam de tratamento intensivo, o Hospital dispõe de 11 leitos, dos quais três estão ocupados. Dois com suspeita de infecção e, outro, confirmado. Nesse caso, há um plano de expansão para 34 internações no HBB.
O Centro Clínico da Univates tem capacidade para outros 40 pacientes que não precisarem de tratamento intensivo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% dos infectados pelo coronavírus necessitam de assistência a saúde. Outros 5% dos contaminados precisam de UTI.