Sem futebol em virtude da pandemia do coronavírus, o grupo A Hora lança uma série de matérias para apresentar os clubes amadores do Vale do Taquari. Nas edições do jornal traremos entrevista com o presidente para contar o histórico do time e a importância do clube na sociedade. Abrimos a série com o Taquariense, de Taquari.
Fundado em 1940, o Grêmio Esportivo Taquariense, de Taquari, é um clube que transitou entre o profissional e o futebol amador por muitos anos. O principal título foi conquistado em 1975. Na época goleou o Guarany, de Camaquã, em 5 x 0, ficando com o troféu Pedro Sirângelo. A partida foi preliminar de um Gre-Nal no Beira-Rio. Além disso ficou a um ponto de subir para a primeira divisão do Gauchão em 1998.
Segundo o presidente do clube Volmir Donida, o “Chico”, o Taquariense foi a Venâncio Aires e jogava pelo empate para subir à primeira divisão, mas aos 52 minutos do segundo tempo, tomou um gol e o sonho foi encerrado.
Chico também destaca outro jogo memorável como a vitória sobre o Criciúma por 1 x 0, no estádio Eriberto Hülse. “Na semana seguinte, o time catarinense iniciou o Brasileirão e venceu o Corinthians.”
Quem é o Taquariense?
É um clube tradicional de Taquari, que ao lado do Pinheiros, tem uma importância muito grande para a sociedade. Hoje nos destacamos no trabalho social com as escolinhas. Cerca de 90% dos alunos são crianças carentes que por muitas vezes não tem condições de comprar uniforme de treino e pagar mensalidade. A importância é grande para fazer esse trabalho na comunidade e também de divulgar a cidade em outros lugares na participação de campeonatos como o regional. Somos um clube com uma história muito rica, que jogou por muito tempo o profissional, e agora está se destacando no amador.
O que vocês estão fazendo para manter a sociedade ativa?
Estamos fazendo várias ações desde que assumimos o clube. A estrutura estava meio defasada. Então aos poucos estamos tentando melhorar, dar um conforto melhor aos torcedores. Visitamos muitas comunidades e somos bens recebidos. Muitos com estruturas muito boas, então estamos nos organizando para receber todos muito bem. Uma outra melhoria que está pronta é a construção de um banheiro feminino adequado. No último regional tivemos problema enorme por causa da drenagem do campo, mas estamos nos organizando e as obras estão em ritmo lento. Queremos também melhorar o alambrado. Não é fácil fazer futebol. Não tá fácil manter o clube. Hoje não temos um quadro social, pois não temos nada a oferecer em troca, então hoje temos vários colaboradores que ajudam o clube financeiramente e com donativos.
Quais são as projeções para 2020?
Esperamos em primeiro lugar que essa pandemia passe o mais rápido possível e que isso não deixe muitos danos pelo caminho. Quando tudo acabar, queremos seguir com o que projetamos no inicio do ano que é fazer futebol o ano todo. Dentro do projeto de colocar os meninos da casa misturando com alguns atletas experientes. Nosso projeto é dentro de dois a três anos brigar pelo título regional só com os atletas da casa. Para o Regional deste ano, queremos manter 100% da base do time de 2019, talvez com um ou outro reforço e promover alguns meninos do aspirante. As dificuldades serão enormes. Hoje o futebol amador é sustentado pelo comércio das cidades, e esse comércio está passando dificuldades. Não estamos abrindo mão do segundo semestre, mas estamos prevendo muitas dificuldades.
Ficha técnica
Nome: Grêmio Esportivo Taquariense
Fundação: 03/08/1940
Município: Taquari
Estádio: Marques da Cunha
Presidente: Volmir Donida, o “Chico”
Títulos: Tetracampeão municipal de Taquari, Regional Sicredi Assine e Copa Pedro Sirângelo