Lojistas se adaptam à nova rotina e tentam recuperar prejuízos

Comércio

Lojistas se adaptam à nova rotina e tentam recuperar prejuízos

Estabelecimentos também devem abrir nesta terça-feira, feriado de Tiradentes, para compensar parte das perdas do período de quarentena

Lojistas se adaptam à nova rotina e tentam recuperar prejuízos
(foto: arquivo A Hora)
Lajeado

As lojas no centro de Lajeado se adaptam a um cotidiano diferente após a publicação do decreto que autoriza o retorno das atividades. Após dez dias de portas fechadas, a gerente de uma papelaria Karen Vieira reabriu sua loja na Rua Julio de Castilhos.

Na principal rua da cidade, ela percebe o aumento significante na movimentação mas mesmo assim segue as restrições e orientações do Ministério da Saúde. Todos os clientes, ao entrar na loja, recebem uma máscara de proteção.

Durante o período de isolamento a loja decidiu investir na venda online de produtos e no sistema de tele entrega. Com a retomada das vendas, todos os funcionários estão usando máscaras e higienizam o ambiente. “Mesmo assim, tivemos uma queda significante nas vendas e aos poucos vamos voltar à rotina”

Para o Dia das Mães, Karen já anuncia novas promoções e divulga novos produtos. “É uma data muito especial para o comércio, de aumento nas vendas. Temos que estar preparados, mas continuar seguindo as orientações”, destaca.

“Virada de disco”

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Aquiles Mallmann, avalia a abertura do comércio como um momento positivo para as entidades e também de cuidado para evitar a propagação do vírus. “São dois desafios. O primeiro de retomar a economia e o posteriormente de manter uma rotina de higienização e evitar aglomerações”, destaca.

Para Mallmann, a reabertura do comércio ameniza os prejuízos causados pela paralisação. “Entendemos que o momento é de muita ajuda. Temos que ter muita conversa e negociações para o pagamento de aluguel e controlar a inadimplência que é a maior dos últimos 18 meses”, diz.

Mallmann também frisa aos comerciantes que mantenham o regramento dentro dos estabelecimentos pois o governo promete intensificar a fiscalização. “Temos datas muito importantes nos próximos dias para retomar as vendas e “virar o disco”, mas também devemos redobrar os cuidados para que isso tudo não se repita”, salienta.

Lojas abertas no feriado

Durante a semana o Sindicatos dos Lojistas do Comércio do Vale do Taquari (Sindilojas) e Sindicatos dos Empregados no Comércio (Sindicomerciários) acertaram a abertura do comércio em quatro cidades do Vale do Taquari no feriado de Tiradentes, na próxima terça-feira, dia 21.

A informação foi repassada pelo presidente do Sindilojas, Kiko Weimer. Estarão autorizadas a abrir lojas de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. A tendência é de que outros feriados ao longo do ano sejam utilizados pelo comércio para recuperar, em partes, os prejuízos decorrentes do fechamento do setor durante o período de quarentena.

Resumo do decreto

– Comércio volta das 8h30min às 18h30min;
– Entrada nos estabelecimento limitados a uma pessoa a cada dez metros quadrados;
– Uso obrigatório de máscaras obrigatório para trabalhadores e para clientes;
Para andar nas ruas, máscaras serão obrigatórias a partir do dia 24;
– Não é permitido provar vestuários nos estabelecimentos;
– Shopping aberto das 11h às 19h (Com exceção para salas de jogos, brinquedos e cinema);
– Lojas terão de fornecer álcool gel para os trabalhadores;
– Clubes sociais poderão reabrir. Menos espaços de esportes coletivos e salão de eventos;
– Academias podem voltar, desde que com horários agendados e com limite de cinco pessoas.

Acompanhe
nossas
redes sociais