“Esperamos a aprovação, com alguma resistência. Mas queremos que os colegas aprovem o projeto e também assinem e sejam autores dele”, respondeu o vereador Ildo Salvi (PSDB) ao ser questionado no programa Frente e Verso sobre o projeto que diminui cargos de comissão (CCs) no Legislativo de Lajeado.
A proposta foi protocolada na noite de ontem por ele e a colega do PSDB, Mariela Portz. Com o projeto, 19 cargos serão extinguidos – 18 ocupados atualmente e um vago. A economia prevista é de R$ 1,6 milhão ao ano.
Para Salvi, um dos questionamentos dos colegas pode ser o fato da bancada do PSDB protocolar a proposta sem consulta de todos vereadores. Entretanto, destaca que o processo legislativo permite essa forma de ação. “Se propõe e depois se discute. Quando fica no grupo maior, pode não avançar”, percebe.
Mariela destacou que a reestruturação do quadro profissional no Legislativo é pensada pelos vereadores do PSDB faz dois anos. Com a pandemia do coronavírus, acredita ser o momento adequado para a medida. “Atende o clamor da população e não vai reduzir a eficiência da câmara”, defende.
Para ela, o legislativo possui cargos que se sobrepõem, além de dois assessores por vereador. Atualmente, são 46 servidores na câmara.
Ouça a íntegra da entrevista abaixo: