Evitar o pessimismo em casa e se conectar mais com as crianças. Resumidamente, essas são as dicas de João Paulo Weiand para melhorar o período de quarentena aos pais e filhos. O pediatra participou na manhã de hoje do programa A Hora Bom Dia.
Para Weiand, esse é um momento de mudanças, inquietação e insegurança aos adultos. Entretanto é importante que esses sentimentos não sejam repassados aos filhos. “Como a gente faz com as roupas sujas, também temos que deixar os problemas e angustias do lado de fora de casa”, exemplifica.
O pediatra destaca a importância dos pais falarem com os filhos sobre o coronavírus, entretanto com cautela e buscando sempre ser propositivo, mostrando que a pandemia irá passar. “É preciso evitar o estresse e ansiedade da criança”, afirma.
Outra dica de Weiand é se relacionar com os filhos mais e aproveitar o período de isolamento para desenvolver brincadeiras sadias. Em épocas que a tela do celular se tornou a principal distração, o pediatra defende o retorno aos costumes antigos. “Os pais precisam sentar e voltar a brincar com os filhos”, sugere.
Conforme Weiand, a infância é um período em que as crianças desenvolvem a imaginação e criatividade. Por isso, brincadeiras no celular acabam sendo prejudiciais para a formação dessas habilidades. Recomendação é que crianças com menos de dois anos não tenham nenhum acesso com as telas de celular.
O pediatra reforça ainda cuidados na alimentação durante o isolamento, já que as crianças gastam menos energia neste período.