O comércio nos municípios da Serra Gaúcha poderão abrir as portas. Eduardo Leite declarou hoje em Live, no Facebook do governo do Rio Grande do Sul, na tarde desta quinta-feira, dia 16.
Ontem, em coletiva de imprensa, o governador Eduardo Leite declarou que o decreto que permite a abertura do comércio excluiria as Regiões Metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul.
No entanto, os 14 prefeitos dos municípios serranos emitiram carta para o governo do Estado. Para os chefes do executivo, cada cidade deve ser analisada inidividualmente. O governo, por sua vez, tem convicção de que as regiões metropolitanas são interdependentes e possuem fluxo intenso entre um município e outro.
Com isso, o decreto foi editado na noite desta quinta-feira. Apenas a região Metropolitana de Porto Alegre não abrirá o comércio.
As pesquisas epidemiológicos, encabeçadas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), adicionaram Canoas às investigações devido a alta incidênica de casos na região, que contém 488 casos confirmados. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES), são 69 contaminados na Serra Gaúcha.
Segundo a estimativa apresentada ontem pelo Governo, o número real de infectados nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul é 7320 e 1035, respectivamente.