Vale registra 38 casos de covid-19 em 24 dias

Avanço da pandemia

Vale registra 38 casos de covid-19 em 24 dias

Lajeado, com 19 infectados, é o sexto município com mais pacientes do estado

Vale registra 38 casos de covid-19 em 24 dias
Todos os 36 municípios da região serão contemplados. Créditos: Divulgação/Arquivo
Vale do Taquari

O Vale do Taquari tem 38 casos de covid-19, conforme o relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado ontem. Lajeado é a cidade com mais casos na região, são 19 infectados pela doença. A maior cidade do Vale também se destaca por ser a sexta com mais casos confirmados em todo estado.

Lajeado fica atrás de Porto Alegre com 327 casos, de Caxias do Sul com 33, de Bagé com 27, de Novo Hamburgo com 26, e de Passo Fundo com 20 casos.

Os primeiros casos da região foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) no dia 21 de março em Lajeado e Estrela. Passados 22 dias, o Vale contabiliza a média de cerca de 1,6 casos confirmados por dia. O máximo de confirmações diárias ocorreu no dia 9 de abril com nove casos em quatro cidades diferentes.

Na região há casos confirmados pelas Secretarias Municipais de Saúde com base em exames realizados pelos hospitais ou por laboratórios particulares. Estes dados ainda não são oficializados pelo Lacen ou pela SES.

O município de Estrela é o exemplo deste situação. A Secretaria de Saúde confirma três pessoas infectadas, sendo que apenas duas constam no relatório estadual.

Pico de contágio

Conforme o médico infectologista, Guilherme de Campos Domingues, cada cidade do Vale tem suas particularidades em relação ao contágio do vírus. “No começo, conseguíamos monitorar e mapear de onde vinham os contágios. Agora, já é considerado como transmissão comunitária”, explica.

Para prever o avanço dos casos, Domingues acredita que seria necessário uma testagem em larga escala. “Com o aumento inevitável, tudo vai depender da qualidade da quarentena feita pela comunidade regional.”

No cenário do Vale do Taquari, Lajeado apresenta o maior número de casos. Conforme o especialista, este dado é preocupante, tendo em vista que o município tem quase o dobro da incidência nacional. “O vírus está circulando na comunidade. É preciso manter a etiqueta respiratória, uso de máscaras e manter o isolamento social”, define.

Acompanhe
nossas
redes sociais