Entrevistado do programa Frente e Verso na manhã de hoje, o reitor da Univates, Ney Lazzari abordou a experiência das aulas virtuais. Conforme ele, a universidade está fazendo um “grande esforço” para garantir a continuidade do semestre, mesmo em períodos de pandemia.
Lazzari reforça que os professores seguem trabalhando e ainda tiveram de se adaptar ao novo processo de ensino pela internet. “Nosso professor está trabalhando mais do que antes e aprendendo também”, afirma.
A possibilidade de diminuição da mensalidade, questionada por alunos, foi descartada por Lazzari. Justifica que a universidade mantém a folha salarial e ampliou investimentos com tecnologia para funcionamento do sistema de aulas virtualizadas.
O reitor admite diminuição de gastos com água e energia elétrica, entretanto aponta que esses custos representam pouco. “Para se ter uma ideia, a folha de pagamento corresponde a 70% do orçamento. Água e luz apenas 3%”, cita.
O índice de pagamento das mensalidades se manteve estável em março com diminuição de apenas 1%, destaca Lazzari. Entretanto ele acredita que a situação possa mudar para abril. “Já sabemos de pessoas demitidas e isso vai impactar no próximo mês”.
Conforme o reitor, a universidade está aberta a renegociar o pagamento da mensalidade para casos de universitários que perderam o emprego ou tiveram redução de salário e carga horária.
Outros assuntos abordados foram os 40 leitos de prontidão instalados na Univates para atender casos de coronavírus com menor gravidade e as ações de quarentena em Lajeado. A entrevista completa está no link: