Secretaria de Meio Ambiente esclarece mortandade de peixes em Teutônia

Investigação

Secretaria de Meio Ambiente esclarece mortandade de peixes em Teutônia

Falta de oxigênio e alta carga de matéria orgânica estão entre as causas

Secretaria de Meio Ambiente esclarece mortandade de peixes em Teutônia
Problema está sendo monitorado pelo Departamento de Meio Ambiente / Crédito: Divulgação
Teutônia

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, por meio do Departamento de Meio Ambiente, divulgou nota nesta quarta-feira, 15, esclarecendo questões referentes à mortandade de peixes observada no Arroio Boa Vista, no bairro Alesgut. O caso vem sendo monitorado pelo Departamento de Meio Ambiente desde sábado, 11.

A princípio, a causa da morte dos peixes é a falta de oxigênio, devido ao nível baixo do arroio, ocasionada pelo baixo volume de chuvas, e a alta carga de matéria orgânica, observada a partir do ponto de lançamento de efluentes de uma indústria.

A água lançada neste local vem do sistema de tratamento de efluentes da empresa e também contém a matéria orgânica, o que pode potencializar o cenário.

A mortandade de peixes é observada desde a ponte da ERS-128 (Via Láctea), em direção ao bairro Alesgut, sendo em maior concentração a partir do local onde a empresa às margens do arroio lança seus efluentes. A partir deste local, também é observada a concentração de maior carga orgânica, que prejudica a oxigenação necessária aos peixes.

O Departamento de Meio Ambiente repassou a constatação à Fepam, órgão que é responsável pelo licenciamento ambiental da empresa. Desta forma, a Fepam também deverá averiguar a situação ainda nesta semana.

Acompanhe
nossas
redes sociais