O programa Frente e Verso desta terça-feira, dia 15, recebeu o presidente da CDL, Aquiles Mallmann, para repercutir a liberação ou flexibilização do comércio para esta quinta-feira, dia 16, além de uma análise dos efeitos decorrentes das semanas de fechamento do comércio.
Segundo Mallmann, a CDL não vê outra opção sem ser a reabertura do comércio, devido a maioria dos estabelecimentos ter seu fluxo de caixa já estourado, causando muita preocupação pelo que possa vir a acontecer com a economia da região.
Apesar das dificuldades, a CDL pede calma aos seus associados. Orientando que se trabalhe com compensação de banco de horas, abrindo nos feriados, aos domingos próximos a datas comemorativas, inclusive com extensão no horário de atendimento.
Outra instrução da CDL é para que as empresas utilizem os recursos disponibilizados pelo governo federal como antecipação de férias, redução da jornada de trabalho e suspensão do contrato de trabalho por até dois meses, entre outros, visando o mínimo possível de demissões.
Segundo metro quadrado mais caro do interior do RS
Outro ponto debatido foi quanto aos valores dos alugueis no Centro de Lajeado. Segundo o presidente da CDL, o metro quadrado comercial no município é o segundo mais caro do interior do estado, chegando a onerar em 30% o custo fixo de alguns empreendimentos. A CDL considera que esse é o momento para que aconteça uma renegociação desses valores e já intermedia isso entre proprietários e inquilinos.
Quanto a reabertura do comércio ainda esta semana, Mallmann confia na decisão do governador Eduardo Leite de flexibilizar para que os municípios tomem a decisão conforme a situação de cada localidade.
Ouça a entrevista na íntegra: