Estado inicia distribuição de testes rápidos. Vale receberá 1,3 mil kits
Horário SEM cache 19:57:17
Horário COM cache 19:57:17

reforço no diagnóstico

Estado inicia distribuição de testes rápidos. Vale receberá 1,3 mil kits

Exames devem ser retirados amanhã pela 16ª CRS. Lajeado, com maior população e mais casos confirmados na região, receberá kits extras

Estado inicia distribuição de testes rápidos. Vale receberá 1,3 mil kits
Vale do Taquari

O governo do Rio Grande do Sul começa hoje, 15, a distribuir um lote de testes rápidos sorológicos para identificação de novos casos de coronavírus. O Vale do Taquari receberá 1,3 mil testes, que serão divididos conforme os critérios estabelecidos pelo estado, como a população de cada município e o número de pacientes contaminados.

A tendência, segundo o coordenador adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ederson da Rocha, é que os testes sejam retirados em Porto Alegre amanhã e a distribuição na região seja feita a partir de sexta-feira, 17.

Cada caixa conta com 20 testes rápidos, que devem ser realizados prioritariamente em profissionais da saúde, da segurança pública e do sistema penitenciário. Pessoas que tiveram contato direto com profissionais desses grupos que testaram positivo para a Covid-19 também receberão prioridade para o exame.

Nas próximas semanas, mais testes devem ser encaminhados aos municípios pelo Ministério da Saúde. Na segunda quinzena do mês, a Univates deve receber mais duas mil unidades de testes rápidos que seguem a mesma distribuição para entidades regionais.

Caixas extras

Municípios que já possuem casos confirmados de coronavírus receberão caixas extras, também com 20 testes rápidos cada. No Vale, nove cidades se encaixam neste quesito: Anta Gorda, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Tabaí, Taquari e Teutônia.

Lajeado, por exemplo, receberá cinco caixas extras por ter mais de 10 casos confirmados da doença. Ou seja, serão 100 testes rápidos a mais para serem aplicados na população.

Estratégias mantidas

A tendência é de que municípios sigam as determinações do governo federal, testando prioritariamente profissionais da saúde e segurança pública. “Até o momento, não houve mudança de orientação. Além disso, a prefeitura comprou mais mil testes, em parceria com o Hospital Bruno Born”, explica o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein.

Os testes devem chegar em etapas, sendo o primeiro lote previsto ainda para esta semana. “Será muito importante para acelerar o diagnóstico das pessoas”, analisa o secretário.

Taquari, segunda cidade do Vale com mais casos confirmados (5), também vai seguir o que determinam autoridades federais. “Também já adquirimos 50 testes, que utilizamos nos profissionais da saúde”, explica o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco).

Acompanhe
nossas
redes sociais