Uso de máscaras será obrigatório em Lajeado
Horário SEM cache 20:11:19
Horário COM cache 20:11:19

prevenção

Uso de máscaras será obrigatório em Lajeado

Medida passa a valer no dia 24 de abril

Uso de máscaras será obrigatório em Lajeado
Lajeado

O uso de máscaras passa a ser obrigatório a partir da sexta-feira da próxima semana, dia 24 de abril. A ideia já vinha sendo debatida pelo Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus – Lajeado, e levou ao lançamento de campanha de incentivo ao uso, promovida pela Prefeitura de Lajeado, Univates, Unimed e Unisc.

Caso não sejam acatadas as recomendações emitidas pelos órgãos de fiscalização, o infrator estará sujeito à aplicação das sanções previstas na legislação, inclusive civis e penais, dentre as quais as previstas para os crimes dos artigos 268 e 330, ambos do Código Penal, dispositivos estes que tratam, respectivamente, das infrações de medida sanitária preventiva e do crime de desobediência.

Nesta quarta-feira, 15/04, o município publicará um chamamento público para aquisição de 25 mil máscaras de tecido. Empresas interessadas em fornecer máscaras poderão se credenciar para entregar o produto. O valor a ser pago por cada máscara será de R$ 3,70. Estas máscaras serão destinadas à população de baixa renda que não tem condições de comprar ou produzir sua própria máscara.

A prefeitura adverte que máscaras feitas em casa não são uma segurança absoluta nem devem substituir outros cuidados, como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel quando necessário e manter o distanciamento social, de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, comportamentos que devem ser reforçados.

No entanto, as máscaras criam proteção ao criar uma barreira física que ajuda a evitar que pessoas contaminadas (sintomáticas ou não) espalhem o vírus no ambiente por meio das gotículas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. Ou seja, a máscara não evita que a pessoa que usa se contamine, mas ajuda a reduzir os riscos de que uma pessoa contaminada possa infectar as outras pessoas.

Acompanhe
nossas
redes sociais