O homem de 60 anos, morador de Lajeado, foi notificado pela Secretaria Municipal da Saúde por ter descumprido as orientações de isolamento domiciliar. O paciente testou positivo para coronavírus e chegou a ficar internado no Hospital Bruno Born, durante cinco dias. O município recebeu diversas denúncias de moradores de que o homem foi visto nas ruas e em um mercado.
“A gente recebeu denúncias de que ele não estava cumprindo isolamento. Não só estava circulando, mas ainda sem máscara”, diz o secretário Cláudio Klein.
O secretário afirma ainda que, diariamente, um médico da secretaria, que faz o acompanhamento dos pacientes em isolamento domiciliar, entra em contato com o paciente. O homem teria afirmado diversas vezes que mantinha o isolamento. O paciente tem orientação de permanecer em casa até esta terça-feira, 14.
Na última quinta-feira, 9, o médico foi à casa do homem acompanhado da Brigada Militar, entregar a notificação.
Documento padrão
A secretaria elaborou um documento padrão, que passará a ser encaminhado a todos os pacientes que tiverem orientação de isolamento domiciliar em função de covi-19. Estas pessoas terão de assinar, confirmando que estão cientes da recomendações.
De acordo com Klein, se novos pacientes descumprirem o isolamento, o município vai acionar o Ministério Público.
Os pacientes podem ser enquadrados por crime contra a saúde pública, com pena de um mês a um ano de prisão, ou por desobediência, que tem pena de 15 dias a seis meses de prisão. Nos dois casos está previsto também o pagamento de multa.