As entidades empresariais de Lajeado querem que a Câmara de Vereadores busque a redução de seus custos operacionais, promova a reavaliação dos cargos em comissão e trabalhe unida para a aprovação de projeto de lei que será enviado pelo Executivo para aumentar o investimento de recursos no combate à pandemia do coronavírus em Lajeado.
Na tarde desta segunda-feira, dia 13, estiveram em reunião, por videoconferência , as lideranças do Fórum das Entidades Empresariais e Sociais de Lajeado, Feesla, o presidente da Câmara, Lorival Ewerling dos Santos Silveira (PP), e o vice-presidente Sérgio Luiz Kniphoff (PT).
A iniciativa da mobilização e formalização do pleito à Câmara foi da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), com o apoio das lideranças das outras 13 entidades do Fórum, que apoiam com unanimidade a solicitação. “”Pelo que temos acompanhado pela imprensa, os vereadores já estão sensíveis a estas ideias e vem debatendo internamente formas de contribuir com a comunidade, o que é elogiável”, destacou o presidente da Acil, Cristian Rotta Bergesch.
Contrapartida da Câmara
As lideranças do Fórum têm acompanhado de forma permanente as atividades e decisões dos diferentes poderes políticos e órgãos de governo visando focalizar todos os esforços para o incremento das medidas de combate e controle da pandemia do coronavírus. E entendem que a “Câmara pode contribuir ainda mais e melhor com a campanha, racionalizando seus gastos e destinando os valores poupados para a aquisição de equipamentos de saúde e, eventualmente, até potencializar a retomada das atividades de pequenos negócios, os que mais sofrem neste período”. O Feesla enfatiza que o objetivo da redução de gastos do Legislativo de Lajeado é alinhar a órgão com as medidas de austeridade tomadas por toda a sociedade.
Projeto de lei
Neste sentido, a entidade pede a atenção de todos os vereadores para a aprovação do projeto de lei que será enviado pelo Executivo com medidas que integram o Plano de Ação Estratégico da Secretaria Municipal da Fazenda de Lajeado para o Enfrentamento da Covid-19. Essas medidas vêm ao encontro do solicitado pelo Fórum em documento entregue ao prefeito Marcelo Caumo e secretários na semana passada.
Silveira e Kniphoff mostraram sensíveis e receptivos aos argumentos expostos pelas lideranças do Fórum. Ambos destacaram que a Câmara está aberta para contribuir com a comunidade em todas as iniciativas que digam respeito a melhorar as condições da campanha de combate à pandemia.
Pleitos
As entidades do Fórum solicitam à Câmara de Vereadores:
- redução de todos os custos operacionais,
- reavaliação do número de cargos comissionados;
- a priorização da análise e apreciação dos projetos para enfrentamento da COVID-19, seja no âmbito dos investimentos em saúde e assistência social, como nos aspectos econômicos; e o
- repasse imediato, ao Executivo, do montante previsto no orçamento de 2020 para “construção de sede própria”, com sugestão de seu uso na saúde, antecipando a devolução que será feita desse valor (e outras sobras) no final do ano.
Signatários
As entidades que integram e assinam a solicitação, enviada à Câmara de Vereadores de Lajeado, de redução de custos e destinação à campanha de combate à pandemia são:
- Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil)
- Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro)
- Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias,
Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (Aescon VT)
- Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL Lajeado)
- Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT)
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA)
- Junior Chamber International Lajeado (JCI Lajeado)
- Núcleo de Arquitetos da ACIL
- Observatório Social de Lajeado (OS Lajeado)
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Lajeado)
- Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Taquari (Sindilojas VT)
- Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat)
- Sindicato da Indústria da Construção Civil e Similares do Vale do Taquari (Sinduscom VT)
- Sociedade dos Arquitetos e Engenheiros do Vale do Taquari (Seavat)