A direção do Colégio Alberto Torres de Lajeado confirma redução na mensalidade cobrada dos alunos. O anúncio foi feito durante o programa Frente e Verso dessa segunda-feira, na Rádio A Hora. A decisão atende solicitação feita na semana passada, pela Defensoria Pública do Estado, o qual emitiu uma recomendação voltada às instituições de ensino, em relação aos valores de mensalidades cobrados durante o período de pandemia da Covid-19.
No documento consta que as escolas estabeleçam um desconto proporcional nas mensalidades escolares, não cobrem multa e juros moratórios de pais e responsáveis inadimplentes no período, facilitando o pagamento parcelado, e estabeleçam um canal de comunicação com alunos, pais ou responsáveis sobre o assunto.
“Diversos governos estaduais e municipais decretaram estado de calamidade pública em decorrência da pandemia, gerando impactos nas atividades econômicas e significativa diminuição de renda da população em geral. Sabemos também que a inexistência de presença física de alunos e funcionários na escola reduz custos como de material escolar, de limpeza, água e energia elétrica, por exemplo. Por isso, recomendamos que seja estabelecido o diálogo para que haja uma redução proporcional das mensalidades, sem que isso implique comprometimento da qualidade de ensino ou demissão de professores”, afirma a dirigente da defensoria pública Emilene Perin.