A tradicional missa de Páscoa foi celebrada pelo Papa Francisco, neste domingo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, sem a presença de fiéis. Além da benção “Urbi et Orbi”, na celebração transmitida pela internet, ele também pediu a união para enfrentar a pandemia do coronavírus.
O pontífice fez um apelo para que não faltem os bens de primeira necessidade aos que vivem nas periferias, aos refugiados e aos desabrigados. O papa pediu ainda a redução das sanções internacionais, que impedem a alguns países de proporcionar apoio adequado aos seus cidadãos.
Outro pedido de Francisco foi o cessar-fogo imediato entre países para preservar vidas. Citou conflitos na Síria, no Iêmen, no Iraque, no Líbano, em Israel e na Palestina, na Líbia, na fronteira entre a Grécia e a Turquia, em Moçambique, além da crise na Venezuela.
As demais celebrações como a vigília de Páscoa e a Paixão de Cristo também foram realizadas sem a presença de público. As medidas são para evitar a disseminação do novo coronavírus e preservar o isolamento social.
Fonte: G1