As vias do Centro de Lajeado seguem com trânsito bloqueado pelo menos até o domingo de Páscoa. A rua Santos Filho, na altura do Parque Professor Theobaldo Dick, e algumas quadras da Júlio de Castilhos estão com cones e faixas que impedem o tráfego de veículos.
A medida foi adotada pela administração municipal desde a quarta-feira, dia 8. Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner, na Júlio de Castilhos, as quadras serão alternadas durante o feriado. Já a rua Santos Filho, que corta o Parque dos Dick, está fechada entre a rua João Abott e a rua Padre Theodoro Amstad.
Conforme o secretário de Segurança Pública (Sesp) de Lajeado, Paulo Locatelli, a medida visa dar um recado a quem não entendeu a ordem de manter o distanciamento social. “Isso é para simbolizar que não estamos vivendo dentro da normalidade, estamos em uma situação de calamidade pública”, destaca o secretário.
Ele explica que a medida vai ao encontro com os estudos de previsões epidemiológicas do estado do RS, pois ao manter a população em isolamento social é possível conter e reduzir a curva de contaminação, evitando assim um colapso do sistema de saúde com hospitais lotados. Locatelli adianta que a media de bloqueio de ruas será mantida assistematicamente, ou seja, outras ruas e trechos serão bloqueados sem uma determinada previsão ou ordem cronológica.