Santa Clara aposta no turismo  para estimular o desenvolvimento

Crescimento regional

Santa Clara aposta no turismo para estimular o desenvolvimento

Prefeito Paulo Kohlrausch detalhou projetos como a criação de um Parque Linear no Arroio Saraquá e a ousada construção da imagem de Santa Clara de Assis

Santa Clara aposta no turismo  para estimular o desenvolvimento
Vale do Taquari

Reconhecida como a Cidade das Flores e da Agroecologia, Santa Clara do Sul caminha também para se tornar uma referência turística no Vale do Taquari. O município projeta o seu desenvolvimento econômico alinhado ao setor, com um trabalho a longo prazo.

As primeiras ações começaram a ser estruturadas a partir da criação do Sistema Municipal de Turismo e elaboração do Plano de Turismo. O prefeito Paulo Kohlrausch estima que a execução dos projetos previstos ocorram num período de dez anos. “Temos um plano muito bem elaborado. Não se constrói um projeto sério de uma hora para outra. Mas temos algumas ações que já vão ocorrer este ano”, salienta.

A criação do chamado Parque Linear é uma das novidades previstas no município. Situado às margens do Arroio Saraquá, em um trecho de 1,2 quilômetros entre o Clube Esportivo Santa Clara e a fábrica de calçados Beira Rio, o espaço terá pista de caminhadas, ciclovias, entre outros atrativos para a população.

Também está previsto para sair do papel, até 2023, um parque temático junto ao monumento alusivo à Revolução Federalista. “A ideia é fortalecer a história desse episódio que ocorreu aqui, em 1895. No local, poderá ser contado os fatos daquele confronto. Provavelmente vamos ter que desapropriar uma área um pouco maior, mas o projeto arquitetônico está elaborado”, garante.

Projeto ousado

O mais ousado dos projetos turísticos desenvolvidos diz respeito a construção de um santuário com a imagem de Santa Clara de Assis, cuja altura está projetada para ser de 25 metros. O monumento será acompanhado de uma escadaria para acesso de visitantes e terá vista privilegiada da cidade.

“Quando se fala em turismo, é preciso ter pontos de atração. Por que uma pessoa de Porto Alegre viria para Santa Clara do Sul, por exemplo? O que atrairia ela até aqui? Nós temos em torno de R$ 5 milhões para fazer estas obras. Para cada dinheiro que fomos pedir, tínhamos projetos muito bem elaborados, justificados e orçados”, salienta Kohlrausch.

Além disso, o município projeta a construção de um Centro de Eventos e do Agroturismo. A estrutura funcionará na área da antiga fábrica de fumo Brönstrup. Contará com museu, laboratórios de beneficiamento, praça de alimentação e será sede da feira bienal SantaFlor.

A referência utilizada para o projeto é o prédio da atual Fundação Botin, em Madri (Espanha).

Sem lançamento

O objetivo do governo é promover a organização e o desenvolvimento de um turismo sustentável, identificando e nomeando a utilização dos patrimônios histórico, cultural e natural, estruturar e promover a roteirização do destino “Santa Clara do Sul, Cidade das Flores e da Agroecologia”.

Também capacitar e qualificar os serviços para o desenvolvimento da atividade turística e atrair e fomentar o empreendedorismo e a inovação.

Apesar de pronto e já sendo executado, o plano de turismo acabou não sendo lançado oficialmente pelo governo, em virtude da pandemia do Coronavírus. “Não era o momento para isso. Mas não deixamos de construir e seguir trabalhando nele”, diz Kohlrausch.

Acompanhe
nossas
redes sociais