Com a confirmação de cinco casos de covid-19 na Companhia Minuano de Alimentos de Lajeado, a Secretaria de Saúde do município, junto com a empresa, trabalha com medidas de prevenção para conter um possível surto. Considerado serviço essencial, o setor permanece em atividade, porém com cerca de 60% do efetivo.
Para evitar novos contágios, 250 funcionários com sintomas gripais e outros 450 considerados do grupo de risco foram afastados da empresa com recomendação de manter isolamento domiciliar para evitar o contágio. Os dados foram confirmados pelo secretário de Saúde, Cláudio Klein, em entrevista à Rádio A Hora 102.9 na manhã de ontem.
Na empresa, a situação de monitoramento da Vigilância Sanitária segue a mesma adotada pelos demais casos confirmados no município. A diferença, conforme Klein, é na proporção. “O lado positivo é que ainda conseguimos rastrear a origem da disseminação da doença e isolar as pessoas que tiveram contato direto com essas pessoas.”
O secretário ressalta que a empresa adotou todas as medidas de prevenção necessárias. “Este caso poderia ter ocorrido em qualquer outra indústria do município. Foi um acaso”, esclarece. Em comunicado, a Minuano reiterou que segue os parâmetros e diretrizes informadas pelo governo federal, estadual e municipal.
Entre as medidas adotadas, estão o distanciamento entre os trabalhadores na linha de produção, restrição de acesso às unidades e aumento na higienização. Segundo Klein, mais linhas do transporte coletivo para funcionários também foram disponibilizadas.
Teste em funcionários
Cerca de 30% dos funcionários da empresa fariam exames para gerar um parecer de possíveis casos confirmados. Conforme Klein, os testes já estavam encomendados, porém o governo realocou o material para outra região do país. “Os testes seriam realizados para filtrarmos e drecionarmos as medidas de prevenção”, explica.
Prevenção intensificada
Em nota, a Minuano reforça a transparência nas atitudes que visam garantir a segurança de funcionários e da comunidade. “Após a confirmação de novos casos em nosso quadro de colaboradores, a Minuano comunica que os mesmos já haviam sido afastados para o isolamento domiciliar no dia 30 de março, prestando aos mesmos, toda a assistência que se faz necessária”.
A empresa informa ainda que adotou uma série de medidas para evitar a propagação do vírus e garante a sequência na produção de alimentos.