O secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, concedeu entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, e revelou os próximos passos do município frente ao coronavírus. Entre os destaques, a internação de quatro novos pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bruno Born (HBB).
O secretário alerta que para o alto de contágio. “Sabemos que o vírus é novo e que ninguém possui uma memória imunológica contra ele.” Por conta da afirmação, Klein se diz alinhado ao Ministro da Saúde quanto aos métodos de prevenção. “Infelizmente essa situação esbarra na economia, mas da minha parte, preciso pensar nas questões que envolvem a saúde das pessoas”, explica.
O município adotou as estratégias de monitoramento para mapear a evolução dos casos por meio da Vigilância Sanitária e demais grupos envolvidos. Conforme o secretário, a estratégia sempre foi de afastamento e isolamento para conter a disseminação.
Contágio na Minuano
Na empresa Minuano, a situação de monitoramento segue a mesma, em larga escala, explica o secretário. “Ainda estamos conseguindo rastrear de onde vem a disseminação da doença e isso ainda é positivo.”
A empresa adotou todas as medidas de prevenção como afastamento de pessoas, aumento no número de ônibus, para conter o avanço do contágio. “São 250 funcionários afastados com algum sintoma respiratório. A empresa está se empenhando e hoje funciona com apenas 40% do quadro de trabalhadores”, esclarece o secretário.
A ideia, junto a Minuano, segundo Klein, era realizar os testes de covid-19 para ter a informação confiável de quantos funcionários podem estar contaminados na empresa. “Porém, o governo confiscou os testes que seriam utilizados pelo laboratório e por enquanto essa amostragem está suspensa.”
Amostragem do isolamento
Conforme o secretário, não há certezas de quantos contágios foram evitados com a primeira ação de isolamento. “Senão contermos a circulação de pessoas, pela experiência mundial, vamos acabar com números parecidos com o de outros países”, afirma.
Pacientes na UTI
O secretário confirmou que de ontem para hoje, quatro novos pacientes com covid-19 internaram na UTI do HBB. “Agora, são cinco pacientes internados e oito leitos disponíveis na UTI.” Cerca de 62% dos leitos estão ocupados. “A comunidade precisa estar atenta a essa matemática. Os leitos serão nosso problema para manter a vida das pessoas. Só conseguimos evitar o contágio com isolamento”, explica.
Confira a entrevista na íntegra: