“Se a curva for desacelerada, a estrutura de Estrela está preparada”, avalia secretário

Entrevista

“Se a curva for desacelerada, a estrutura de Estrela está preparada”, avalia secretário

Em entrevista a Rádio A Hora 102.9, Elmar Schneider esclareceu medidas de prevenção adotadas pelo município de Estrela

“Se a curva for desacelerada, a estrutura de Estrela está preparada”, avalia secretário
Secretário de Saúde de Estrela concedeu entrevista a Rádio A Hora. Créditos: Laura Mallmann
Estrela

O secretário da Saúde de Estrela, Elmar Schneider, em entrevista a Rádio A Hora 102.9, na manhã desta terça-feira, relatou as medidas adotadas pelo município para conter o avanço da pandemia. Entre as ações, Schneider destacou a criação de um centro de triagem no bairro Boa União, onde a Unidade de Saúde recebeu uma nova equipe especializada para atendimento da população. A estrutura funciona a partir das 7h até às 22h.

A comunidade, segundo Schneider, tem colaborado com o combate ao vírus. “Foram 417 ligações ao centro de triagem, com dúvidas sanadas via telefone. Isso colabora com o isolamento”, afirma.

Outro ponto destacado pelo secretário, foi a contratação de uma equipe exclusiva para atuar no Hospital de Estrela. Conforme ele, os primeiros andares da casa de saúde também foram transformados para receber pacientes do covid-19. “São medidas necessárias”, avalia.

“Se a curva for desacelerada, a estrutura de Estrela está preparada para atender a comunidade. Caso a curva de contágio acelere, as medidas daqui a pouco não vão dar o resultado esperado. Até o momento, as ações trazem um resultado positivo contra o vírus”, esclarece o secretário.

Hospital de campanha

O hospital de campanha regional, já citado em reuniões de autoridades do Vale, é necessário, avalia Schneider. “Para essa construção precisamos de apoio político, com um olhar coletivo.” Para o secretário, o medo precisa ser transformado em responsabilidade e cada um fazer a sua parte.

Áreas vulneráveis

Atualmente, as três unidades de saúde da família em Estrela estão em funcionamento. Conforme o secretário, equipes formadas por médicos e agentes de saúde visitam famílias nas áreas mais vulneráveis com intuito de orientar sobre métodos de prevenção.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais