Rede estadual de educação se adapta a paralisação

Educação

Rede estadual de educação se adapta a paralisação

Coordenadora Regional de Educação esclarece os métodos adotados por escolas da região

Rede estadual de educação se adapta a paralisação
Colégio Estadual Presidente Castelo Branco adotou o Classroom como método de ensino. Créditos: Reprodução/Facebook
Vale do Taquari
oktober-2024

Com a prorrogação do período de suspensão das aulas presenciais na rede estadual até 30 de abril, para combater a disseminação do coronavírus, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) por meio da Secretaria Estadual da Educação, iniciou uma nova etapa das Aulas Programadas. Em entrevista a Rádio A Hora 102.9, a coordenadora da 3ª CRE, Cássia Cristina Procat Benini explicou como os pais e alunos devem proceder neste período.

Conforme Cássia, como os alunos já estavam em casa quando o período de paralisação foi estendido, as aulas programadas foram adaptadas às realidades de cada escola. “Para alunos com acesso a redes sociais e plataformas digitais, os materiais para estudo foram disponibilizados nestes ambientes”, explica.

De acordo com a coordenadora, onde não se tem acesso, as escolas adotaram materiais físicos. “Nestes casos, cabe a cada escola divulgar qual dia e o horário os conteúdos estão disponíveis nas instituições para as famílias buscarem os materiais”, esclarece. “Todas medidas estão sendo adotadas para que nenhum estudante tenha prejuízo no seu conhecimento.”

“Pedimos para que os pais dos alunos enviem fotos de como cada aluno está estudando, e o retorno é positivo. As famílias estão se envolvendo para aprender junto”, relata a coordenadora.

A coordenadora explica que os conteúdos que estão sendo trabalhados neste período são um reforço daqueles que já foram estudados em sala de aula ou então conteúdos de pesquisa para os próprios alunos se desafiarem. “Os professores também estão passando por formações para auxiliar os alunos neste período”, explica.

Caso em Sério

No interior do município de Sério, alguns alunos têm dificuldade de acesso aos conteúdos. Conforme relato da diretora da Escola Estadual Pedro Albino Müller, Vera Eichler, na instituição foi adotado o método de distribuição de conteúdos impressos, pois a internet não está em todas as residências.

Conforme Cássia, se algum aluno não consegue acessar o conteúdo disponibilizado, ele não será prejudicado com notas ou com o conhecimento. “Vamos estabelecer nesses casos pontuais que o estudante receba os materiais no retorno das aulas. Temos essa garantia”, esclarece.

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