Quatro casos de pessoas que tiveram confirmado o diagnóstico de coronavírus em Lajeado foram consideradas curadas nesta segunda-feira, 6. Esta avaliação é feita quando já se passaram mais de 15 dias do início dos sintomas da pessoa e, depois deste prazo, ela não apresenta mais nenhum sintoma da doença nem está convivendo na casa com nenhuma pessoa doente.
A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, explica que é necessário aguardar este prazo em razão de este ser o tempo de desenvolvimento da doença a partir dos sintomas. Como os dois primeiros pacientes haviam informado sintomas quando retornaram de viagem, há cerca de três semanas atrás, agora há certeza sobre a possibilidade de considerá-los curados. Um médico do município fez a avaliação para certificar o fim dos sintomas.
“Seguimos os critérios do Ministério da Saúde para considerar a cura, ou seja, o decurso de pelo menos 14 dias desde o início dos sintomas. Pelo que sabemos até aqui, estas pessoas ficam imunes a novas infecções do Covid-19, mas ainda não se sabe ao certo por quanto tempo”, explica Juliana.
Quando surgiram os primeiros casos sintomáticos no município, as pessoas com as quais os infectados tiveram algum tipo de contato foram notificadas pela Vigilância para que também fizessem isolamento. Agora, com a liberação dos primeiros curados, outras pessoas também serão informadas ainda esta semana que poderão deixar o isolamento porque não apresentaram sintomas neste meio tempo.
Os quatro curados – Pessoas com diagnóstico de coronavírus confirmado em exame no Lacen