Em entrevista ao programa a Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, desta segunda-feira, dia 6, o presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, falou sobre as medidas de isolamento social adotadas pelo governador Eduardo Leite. Segundo o presidente, a casa tem dado todo o apoio necessário desde o início da contaminação, o que coloca o Estado com um dos menores índices de contaminação.
Porém, para Polo, o momento é de retomada gradativa da economia, diminuindo o isolamento antes da chagada do inverno, período onde há um aumento da busca pelo sistema de saúde devido às doenças respiratórias.
O parlamentar argumenta que o Estado tem realidades muito distintas, com 80% dos municípios sendo de pequeno porte, com a grande maioria não possuindo ao menos transporte coletivo, com os trabalhadores se locomovendo até mesmo por meio de bicicletas.
Polo ainda cita o manifesto da Fecomércio-RS, que externa a preocupação com as consequências colaterais indesejadas das políticas de isolamento social, no qual é colocado que diferentemente dos casos de países de alta renda, onde as famílias possuem níveis de poupança consideravelmente superiores e os auxílios governamentais são robustos e imediatos, uma interrupção excessivamente longa na geração de renda, decorrente do “lockdown”, tem efeitos negativos muito mais sérios, inclusive sobre a própria saúde das pessoas.
Confira a entrevista na integra: