Especialista defende o uso de máscaras caseiras

Entrevista

Especialista defende o uso de máscaras caseiras

Em entrevista a Rádio A Hora 102.9, a médica e pneumologista, Aline Costa Mathias, também recomenda o isolamento social

Especialista defende o uso de máscaras caseiras
Médica concedeu entrevista a Rádio A Hora na manhã desta segunda-feira. Créditos: Divulgação
Vale do Taquari

A médica e pneumologista, Aline Costa Mathias, em entrevista a Rádio A Hora 102.9, na manhã desta segunda-feira, dia 6, defendeu o isolamento social neste momento para garantir a preparação dos hospitais e evitar o colapso. A médica também recomendou o uso de máscaras caseiras para toda a comunidade.

O mais preocupante, segundo Aline, é a capacidade de contágio rápido do novo vírus. Com base no que já aconteceu no resto do mundo até o momento, a médica acredita que nenhuma cidade é capaz de atender os pacientes se não houver preparo. “A comunidade precisa entender, se a gente não circula o vírus também não circula”, avalia.

“Por ser uma doença nova, não se tem nenhuma certeza do que vai acontecer”, analisa. Para auxiliar na redução dos contágios, Aline acredita que o uso da máscara de pano, feita em casa, é a uma das maneiras mais eficazes. “É uma maneira eficaz para o achatamento da curva. Vamos diminuir a possibilidade que as pessoas assintomáticas propaguem o vírus.”

A máscara, segundo Aline, pode ser feita com tecidos, como algodão e TNT, e elásticos. “Precisa cobrir o nariz e a boca e ser de uso individual”, explica. A médica esclarece que a máscara pode ser usada de 2 a 3 horas, e trocada por outra assim que estiver úmida. “Para ser reutilizada, deve ser lavada com água sanitária, água e sabão. Assim que seca, deve ser passada.”

Confira a entrevista na integra:

Acompanhe
nossas
redes sociais