O novo decreto estadual do governador Eduardo Leite, publicado na quarta-feira, dia 1º, permite a retomada das atividades na construção civil. Um dos setores mais importantes da economia regional pode voltar com as atividades a partir de hoje, em Lajeado.
O presidente do Sinduscom-Vale do Taquari (VT), José Zagonel, comemora a retomada do setor. Conforme ele, a maioria das empresas do ramo estão paradas há cerca de duas semanas, devido aos decretos de isolamento que restringem atividades consideradas não essenciais.
“Mesmo que a maioria das empresas tenha concedido férias coletivas aos funcionários, o setor necessita da retomada.”
Zagonel garante que todas as medidas de segurança para a não propagação do vírus serão adotadas pelas empresas com o retorno das atividades. “Não podemos abrir mão da saúde dos trabalhadores”, acrescenta.
A disposição de álcool gel e itens de higiene, limite de trabalhadores em um mesmo local são regras estabelecidas, esclarece o presidente do Sinduscon-VT. “Também adotamos o revezamento de horários no refeitório para evitar as aglomerações.”
Contribuição na economia
Em 2019, a construção civil foi destaque no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Conforme Zagonel, o setor é a atividade que mais movimenta a economia em um curto espaço de tempo.
O presidente do Sinduscon-VT prevê um ano de dificuldades e incertezas como nos demais setores que movimentam a economia. “Mesmo com a continuação da produção, as vendas podem recuar”, antecipa.
Adaptação do decreto
Conforme o prefeito Marcelo Caumo, o município deve editar hoje o decreto municipal, permitindo o funcionamento das atividades da construção civil.
“Na verdade, o decreto estadual já permite que o setor trabalhe. O que vamos fazer é uma adequação à legislação do estado”, explica, garantindo também que serão repassadas orientações para o funcionamento da atividade, visando impedir a propagação do novo coronavírus.
Ontem, algumas obras privadas no Centro de Lajeado já haviam sido retomadas pelas construtoras responsáveis.