O governador do RS Eduardo Leite encerrou ontem a noite, ampla discussão que se fazia estado afora em relação a abertura do comércio. Diante das diferentes decisões tomadas por prefeitos desde segunda-feira, o chefe do Estado gaúcho determina que todas as atividades comerciais do estado ficam suspensas até o dia 15 de abril.
No anúncio, o governador destacou que a medida é necessária, pois muitos municípios estavam relaxando nas medidas de restrição. Segundo Leite, o crescimento dos casos no Rio Grande do Sul é um indicativo de que o momento de retomada das atividades ainda não chegou.
É justamente agora que devemos ser mais rigorosos e não afrouxar restrições. Concluímos, com base em dados da evolução do vírus e estudos técnicos que esta é a hora de estabelecermos a uniformidade nas restrições ao contato no Rio Grande do Sul. Estamos vendo mais pessoas e mais municípios nos quais o contágio se confirma e precisamos manter esses cuidados para termos mais tempo para fortalecer a nossa rede de atenção hospitalar — afirmou o governador.
O decreto garante a manutenção dos serviços essenciais, como supermercados e farmácias, e também dos setores responsáveis pela assistência a esses serviços. A indústria e a construção civil também estão liberadas para seguir operando, mas com a ressalva de que as prefeituras podem analisar essa determinação de forma independente.
O governador Eduardo Leite ainda reforçou que o momento é de isolamento e ressaltou que essa situação deve ser mantida mesmo no feriado de Páscoa.
“Este novo decreto é focado também para evitar a circulação de pessoas no feriado. A data não será para passeios e até por isso seguimos mantendo o fechamento das praias no litoral” enaltece Leite.
Aulas suspensas até dia 30 de abril
O prazo de suspensão das aulas da rede estadual foi prorrogado até dia 30 de abril. O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo governador Eduardo Leite.
A partir das 15:30 desta quarta-feira, dia 1 de abril, vai ocorrer uma vídeo-conferência com os secretários e coordenadores regionais.
Cássia Cristina Benini, responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação, definirá na reunião as ações que específicas do Vale do Taquari em conjunto com o Secretário de Educação, Faisal Karam, a Secretária Adjunta do estado, Ivana Flores, e os demais coordenadores.