A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) realizou reunião extraordinária na manhã desta terça-feira, 31, em Teutônia. Nela, ficou definido que boa parte dos municípios retomarão as atividades econômicas de forma gradativa a partir desta quarta, 1º de abril.
Ao todo, 21 prefeitos da região foram favoráveis à reabertura do comércio em seus municípios, enquanto oito se manifestaram de maneira contrária, mantendo o isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19).
“A maior parte dos prefeitos decidiu pelo retorno do atendimento do comércio e da indústria. A reabertura será com restrições, de forma gradativa e progressiva, mas acima de tudo, respeitando as regras estabelecidas pela OMS e decretos federal e estadual”, afirma o presidente da Amvat, Marcos Martini.
Também ficou definida a aquisição de testes rápidos que serão aplicados prioritariamente em profissionais da saúde, numa parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale (Consisa) e a Univates. “Também vários prefeitos relataram a preocupação de como poderíamos preparar espaços adequados junto a nossos hospitais da região, bem como a possibilidade de criar um hospital de campanha”, cita.
Semana de pico
Um dos prefeitos que votou contra a reabertura do comércio a partir de quarta-feira foi Marcelo Caumo. Gestor do maior município e referência comercial e industrial da região, ele diz que Lajeado caminha para um alargamento do período de fechamento até a próxima segunda-feira.
“Surgiram casos preocupantes de contaminação comunitária. Esse trajeto que estamos fazendo é importante para nos prepararmos para a semana de pico, que continua sendo prevista para o fim de abril. Nossa estratégia é alargar o máximo possível o retorno das atividades para superarmos essa semana de pico”, comenta.
Caumo lembra que os municípios da região possuem diferentes realidades. “A maior preocupação é a retomada do movimento do completo da cidade, das pessoas saindo de suas casas, o abandono do isolamento social”.