Sindilojas defende autonomia de lojistas na decisão sobre reabertura do comércio

Atividades suspensas

Sindilojas defende autonomia de lojistas na decisão sobre reabertura do comércio

Presidente da entidade participou do programa Frente e Verso, na manhã desta segunda-feira na rádio A Hora 102.9

Sindilojas defende autonomia de lojistas na decisão sobre reabertura do comércio
Weimer concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira. Créditos: Fábio Kuhn
Vale do Taquari

Em entrevista ao programa Frente e Verso desta segunda-feira, dia 30, o presidente do Sindilojas, Francisco Weimer, analisou a possibilidade da reabertura do comércio no Vale do Taquari. Questionado sobre a posição da entidade em relação ao tema, Weimer explicou que o Sindilojas é a favor da autonomia. “Defendemos que cada comerciante decide se abre o seu estabelecimento ou não.”

Weimer também anunciou que o Sindilojas está em negociação com o Sindicato dos Comerciários de Lajeado e de Taquari para a abertura do comércio na Sexta-feira Santa, caso o mesmo seja liberado pelas autoridades locais.

Sobre a possibilidade de demissões devido à crise gerada pela pandemia, explicou que muitas empresas deram férias a seus funcionários, com base em um acordo firmado junto ao Sindicato dos Comerciários. No acordo, ficou estabelecido que as férias não precisam ser comunicadas com trinta dias de antecedência, podendo ser pagas junto com a folha de março, além da extensão do banco de horas para até dezembro de 2020, dando segurança jurídica às empresas.

O Sindilojas encomendou um estudo ao Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) para verificar a perspectiva quanto ao número de demissões. Weimer afirmou que um escritório já realizou mais de 300 demissões, sendo a maioria do comércio local.

Para o presidente do Sindilojas, mesmo com a flexibilização das ações de isolamento, em um primeiro momento, a população não irá ao comércio para compras que não sejam de caráter essencial.

Acompanhe
nossas
redes sociais