Decisões da Justiça liberaram para cumprir pena em casa 68 presos da Penitenciária de Lajeado. São 13 do regime aberto, 27 do semiaberto e 28 com processos em andamento. A medida foi tomada em âmbito estadual por conta da quarentena perante do avanço do coronavírus.
Estima-se que mais de 3,4 mil presos foram soltos no RS. O retorno é previsto para segunda quinzena de maio. São detentos com trabalho e endereço conhecidos. “Não é algo que nos deixa feliz, mas se tratam de detentos que já saiam e só dormiam no albergue”, diz a promotora de Justiça de Lajeado, Ana Emília Vilanova.
De acordo com ela, nenhum preso do regime fechado será libertado. “Conversei com colegas de Santa Cruz do Sul e me disseram que a magistrada responsável não cogita essa hipótese.”
Para ela, caso os presos fossem mantidos saindo e entrando no albergue, haveria um risco maior. “No caso de um contágio, todos no local seriam atingidos. Poderia atingir o regime fechado também e tornar o atendimento em saúde ainda mais difícil.”
Além da liberação, todas as visitas foram restritas nos presídios para evitar possibilidade de contaminação.