Em estreia na manhã desta terça-feira, dia 24, a rádio A Hora contou com a participação dos prefeitos Marcelo Caumo, de Lajeado, e Rafael Mallmann, de Estrela. Com apresentação do diretor executivo do grupo, Adair Weiss, os prefeitos falaram sobre a união dos municípios em decorrência da pandemia de COVID-19.
Durante reunião na semana passada, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) definiu medidas municipais de prevenção ao coronavírus e repassou informações das autoridades de saúde a respeito da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fechamento do comércio e decretos conjuntos de calamidade pública foram algumas das determinações, em consonância com as medidas governamentais em nível federal e estadual e as orientações da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Caumo salientou a importância dessa união entre os municípios da região, a fim de adotarem medidas semelhantes para reduzir a circulação de pessoas. “Cada município estava fazendo um decreto. Com apoio da Famurs, vamos organizando um conjunto de normas diárias com objetivo comum em todo o Vale”, ressalta.
Mallmann também exaltou o apoio da comunidade. “A população entendeu a gravidade da situação. E o reflexo é isso, apesar de alguns casos na região, eles não têm avançado”.
Questionado sobre a possível necessidade de redução na folha de pagamento no período pós-pandemia, o prefeito salienta a importância, porém pondera, que todos serviço público é feito por pessoas, e depende delas para prestar serviços à população.
Acompanhe na Rádio A Hora 102.9 o programa A Hora Bom Dia, que vai ao ar diariamente, das 6h às 8h.