Governo reconhece situação de emergência de seis cidades do Vale

Estiagem

Governo reconhece situação de emergência de seis cidades do Vale

Reconhecimento faz com que municípios tenham mais facilidade para acessar políticas públicas para reduzir impactos da falta de chuva nas lavouras e no abastecimento às famílias

Governo reconhece situação de emergência de seis cidades do Vale
Vale do Taquari

A Defesa Civil informou na tarde de ontem o levantamento sobre os processos de homologação dos decretos de emergência. Entre cidades que comunicaram perdas e que ainda estão em elaboração dos laudos, são 228 municípios gaúchos.
Desse total, são 11 do Vale do Taquari. Na listagem, seis municípios tiveram a situação homologada (veja a lista). Desde novembro diversas regiões do estado sofrem com chuvas abaixo da média.

No Vale, conforme estimativa da Emater\Ascar-RS, das 36 cidades na área de abrangência da regional de Lajeado, 26 contabilizam perdas no cultivo de grãos, leite e criações. Diversas comunidades também enfrentam o racionamento de água.
Em termos gerais, a queda média tabulada até agora com relação à soja é de 26% e o milho está em 29%. O levantamento é feito a cada dois meses. O próximo diagnóstico será apresentado no final da safra, prevista para maio.

O município de Estrela também decretou emergência mas não consta no levantamento da Defesa Civil. A reportagem entrou em contato com o órgão, mas até o fim da edição não obteve resposta do motivo pelo qual a cidade não consta no documento.

Última seca

Entre 2011 e 2012 a região sofreu uma das piores secas. Foram dez meses de pouca chuva. Como resultado, o prejuízo nas lavouras chegou a R$ 40 milhões. No início de 2011, o Vale passava por um período de estiagem. Passaram-se alguns meses com chuvas regulares.

Prevenção às secas

Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), cresceu em 20% a procura por sistemas de irrigação no RS. Pela análise da instituição, se trata de um movimento comum frente ao quadro de seca.
Os anos anteriores não tiveram oscilações no volume de chuva e os investimentos nesse tipo de tecnologia foram tímidos. Informações da Secretaria Estadual de Agricultura confirmam essa análise.

Em 2019, o programa Mais Água Mais Renda teve 165 projetos inscritos. Em 2012, ano de seca no RS, foram 844. Menos de 27 mil das mais de 360 mil propriedades gaúchas contam com sistemas de irrigação.
Do total de 21,7 milhões de hectares de produção, apenas 6% contam com tecnologia de armazenamento de água. No Vale do Taquari, não chega a 1% o número de propriedades com sistemas de irrigação.

Acompanhe
nossas
redes sociais