A Secretaria Estadual da Saúde confirmou o quinto caso confirmado de coronavírus na região. A paciente é uma mulher de 29 anos, moradora de Cruzeiro do Sul.
De acordo com a secretaria de saúde do município, ela participou recentemente de um congresso em Bento Gonçalves e teve contato com um morador de Porto Alegre que teve confirmação da doença.
Ela está em isolamento domiciliar desde quinta-feira. Antes disso, trabalhou normalmente em Lajeado. A secretaria não soube informar quanto tempo passou entre a volta da viagem e o isolamento.
Até o fechamento desta edição, eram três casos confirmados em Lajeado, um Estrela e outro em Cruzeiro do Sul. Até o momento, todos os pacientes que tiveram a doença confirmada por teste estiveram em viagem recente.
Dois homens são pai e filho, que estiveram na Suíça. Há ainda um paciente de Lajeado que esteve em cruzeiro marítimo e uma mulher de Estrela que esteve na Irlanda.
Dois dos pacientes estão internados no Hospital Bruno Born. Um deles voltou da Suíça e está em observação. O caso mais complexo é de um morador de Lajeado, de 57 anos, que esteve em um cruzeiro marítimo.
De acordo com a secretaria de saúde do município, o paciente, que tem pneumonia, está em estado grave e faz uso de respirador.
Passageiros do cruzeiro devem fazer teste
Para o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, é necessário que os passageiros deste cruzeiro façam o exame. “Todo mundo que tava nesse cruzeiro tem que fazer o teste. Sem confirmar o contágio não tem como garantir o isolamento”, diz.
Estado tem 96 casos
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela da Secretaria Estadual da Saúde ontem à noite, o Rio Grande do Sul registra 96 casos de coronavírus.
Ontem, foram cinco novos casos confirmados: dois em Canoas, e os demais em Capão da Canoa, Santiago, Bagé e o de Cruzeiro do Sul.
No fim da tarde de ontem, o Ministério da Saúde divulgou o balanço nacional da pandemia. Foram registrados 1.891 casos confirmados e 34 óbitos.