Solidariedade e união crescem em meio à pandemia

Cooperação Humanitária

Solidariedade e união crescem em meio à pandemia

Inspirados em ações de âmbito estadual e nacional, voluntários da região criam rede de ajuda para auxiliar pessoas em isolamento

Solidariedade e união crescem em meio à pandemia
Vale do Taquari

A ameaça do novo coronavírus motiva o chamado distanciamento social com restrição de contato entre pessoas e pedido de isolamento. Mesmo cada vez mais separada, pandemia inspira a comunidade a ajudar quem mais sofre com o confinamento.

Nas redes sociais, se multiplicam casos de pessoas que se colocam à disposição para realizar, de graça, serviços externos para integrantes do grupos de risco – idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal crônica, doença respiratória crônica e doença cardiovascular.

Michele Lauane Gollub Rech, 20, é uma delas. A estudante do técnica em radiologia motivou a realizar a campanha após ver ações semelhantes em São Paulo. “Quem estuda na área da saúde sabe a importância da prevenção. Espero poder ajudar muitas pessoas”, conta.

A divulgação foi feita pela rede social. Na mensagem, a moradora de Lajeado destaca que a pandemia “vai passar se todos nós tivermos a conscientização, empatia e amor pelo próximo”. Conforme Michele, amigas de outras regiões se espelharam na publicação para realizar ações semelhantes.

“Quem pode precisa se doar um pouco”


Em Roca Sales, a mobilização solidária é encabeçada pela primeira-dama Cássia Fontana, 37. Até a manhã de sexta-feira, cinco pessoas já haviam solicitado ajuda para compra de produtos nos mercados e farmácias.

Cássia acredita que a procura deve aumentar na próxima semana, com o possível avanço do vírus no estado. “A comunidade está percebendo os perigos do vírus”, percebe.

Conforme a primeira-dama, maior preocupação são com os idosos. Dos quase 12 mil habitantes de Roca Sales, 2,5 mil tem mais de 60 anos. “Nem sempre os idosos têm alguém consigo. Acredito que quem pode precisa se doar. É o legado que vamos deixar depois da pandemia”, defende.

Além dela, outras três pessoas se colocaram à disposição para auxiliar nos serviços externos e evitar que pessoas do grupo de risco saiam às ruas.

Acompanhe
nossas
redes sociais